top of page

Como escolher o seu Tapete!!!

São muitas as dúvidas em relação a escolha do tapete que fará parte da decoração de um ambiente da casa. Que tamanho ele deve ter? Qual a melhor cor e espessura para cada ambiente?

Item indispensável, o tapete decora, proporciona conforto térmico, acústico e delimita ambientes como ninguém. Para tornar a escolha deste item mais fácil para você, iremos listar abaixo alguns dos diversos questionamentos que rodeiam o assunto. Esperamos que com isso você se sinta mais confiante no momento da sua compra.

Qual o tamanho ideal ?

Quando o assunto é tamanho do tapete, “mais é mais”, isso porque após a entrada do tapete, é ele que vai determinar o tamanho do ambiente. Em uma sala de estar, por exemplo, o tapete ideal é aquele que consegue reunir todos os móveis sobre ele: sofá, mesas laterais, mesa de centro e poltronas. Se não for possível, escolha um modelo que avance 30 cm para baixo do sofá e 30 cm sobrando de cada lado. Na sala de jantar, o tapete deverá ter no mínimo 60cm de sobra em torno do tampo, para que as cadeiras fiquem sobre ele, sem ficar enroscando na hora de movimentar. No quarto você pode optar por dois modelos, passadeiras ao lado e aos pés da cama, seguindo a largura do criado mudo, ou um tapete maior que passe por debaixo da cama pegando os dois criados.

Qual a melhor espessura ?

Os tapetes são bem-vindos em praticamente todos os ambientes da casa, do quarto, sala de estar e sala de TV a banheiros e hall de entrada. E para cada espaço do seu lar, existe um tipo ideal para proporcionar conforto, beleza e principalmente funcionalidade. Nas salas de TV, por exemplo, os melhores modelos são aqueles peludos, mais altos e volumosos, com fios longos e macios ou com relevos. Além de indispensáveis para a acústica do ambiente, são também extremamente confortáveis para quem gosta de ficar a vontade, com os pés no chão.

Para a sala de estar pense em tapetes com pêlos mais baixos, pois estes modelos, além de ficarem mais leves, têm um leque maior de opções, entre eles desenhados, esculpidos, com mistura de texturas e espessuras e até com detalhes exclusivos.

Nos quartos a opção mais acertada é um tapete com fio mais macio e entre médio e longo, isso vai dar um ar mais calmo e acolhedor.

Já nas áreas de maior circulação, Hall de entrada, corredores e sala de jantar, a melhor opção é sempre um tapete com pêlo baixo (10mm), isso porque este tipo de material aguenta melhor o tráfego e esconde melhor o desgaste e amassamentos, naturais do uso.

Qual cor e estilo devo usar ?

Como o tapete tem um peso importante na decoração, a cor escolhida vai influenciar diretamente no ambiente. Pensando nisso, você pode adotar 2 regras básicas que ajudarão na sua escolha.

1 - Revestimentos neutros e lisos, como porcelanato sem estampa ou madeira com poucos veios podem receber tapetes mais trabalhados ou desenhados. Piso muito trabalhado, como os parquês, cerâmica estampada, mosaicos e ladrilhos precisam de tapetes mais lisos ou com poucos detalhes

2 - A cor dos tapetes deve estar em harmonia com os móveis e o tom geral da decoração. Se sua sala tem cores vivas, um tapete de cor neutra não briga com o ambiente. Por outro lado, se a sala é neutra, o tapete pode ter – se você gostar – uma cor mais viva ou por exemplo desenhos ou listras coloridas.

610 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page